EN ES
Esqueci a minha password

Tipos de PPR's

Seguros PPR

Assumem a forma de apólices de seguro, mas, na prática, não se destinam a cobrir qualquer risco vida. São fundamentalmente produtos financeiros, tal como acontece com os seguros de capitalização. Por normalmente garantem o capital investido e um rendimento mínimo, exigem uma estratégia mais defensiva, o que lhe cria uma vantagem relação aos fundos de investimento pelos aforradores pouco propensos ao risco. Neste caso, para cada PPR comercializado, existe um fundo autónomo constituído por títulos da dívida pública e outros títulos negociáveis na bolsa (por exemplo, ações), adquiridos pela seguradora com o dinheiro entregue pelos subscritores.

Ao contrário dos fundos PPR, não é possível acompanhar a evolução do investimento: as cotações não são publicadas, salvo raras exceções. As seguradoras enviam, anualmente e por correio, um extrato de conta com o saldo acumulado, o rendimento obtido pelo fundo e as comissões cobradas.


Fundos PPR

Têm características semelhantes às dos fundos de investimento mobiliário. Os subscritores podem acompanhar facilmente a evolução do investimento, pois os fundos encontram-se divididos em unidades de participação, cujo valor é conhecido diariamente junto das entidades comercializadores e deve ser publicado pelo menos uma vez por mês. 

Na altura do reembolso, os subscritores recebem os montantes aplicados e a totalidade dos rendimentos líquidos gerados pelo PPR (tributados à taxa de 8%) e das eventuais comissões. No entanto, não há garantia contratual: o valor final (capital e rendimento) depende dos ganhos obtidos pelo fundo. Nos prospetos simplificado e completo estão indicadas as principais regras e condições de funcionamento do fundo. Entre outros, encontra-se a política de gestão e os custos a cobrar ao participante. 

Fonte: DECO