janeiro 16, 2026
(tempo de leitura: 3 minutos)
Os indicadores Coincidentes de dezembro, Consumo Privado, +3,2% homólogo e Atividade Económica 2,2%; indicam que a economia manteve um ritmo intenso no final do ano, particularmente Consumo. O indicador Diário de Atividade, apesar de mais volátil, indica que janeiro manteve o perfil positivo.
O Banco de Portugal (BdP) divulgou os Indicadores Coincidentes de dezembro, salientamos o seguinte:
1 - Indicador Coincidente de Atividade Económica: 2,2% homólogo vs. 12MMM (12 meses média móvel): 1,9% e 3MMM: 2,1%;
2 - Indicador Coincidente do Consumo Privado: 3,2% homólogo vs. 12MMM: 3,4% e 3MMM: 3,1%.
Separadamente, o BdP divulgou o Indicador Diário de Atividade (indicador semanal suportado em diversas variáveis diárias, como tráfego rodoviário de veículos comerciais, consumo de eletricidade e gás…), o qual indica dezembro, +2,3% (média) homólogo, 4T25: 2,1% e janeiro até ao momento, 2,5%.
Comentário: Os Indicadores Coincidentes de dezembro, indicam que a economia manteve o perfil de crescimento, dos últimos meses, Consumo Privado mais forte que a atividade geral da Economia. De notar que, apesar do rimo intenso, o crescimento anual do PIB no 4T25 vs. o 3T25 (+2,4%), deverá ter abrandado, essencialmente, devido ao efeito base elevado no 4T24. O Indicador Diário de Atividade, indica que a economia terá iniciado janeiro com um desempenho positivo em linha com os últimos meses (de referir que o indicador “Diário de Atividade Económica” é mais volátil que os indicadores Coincidentes, ver gráficos em baixo).


Fonte: BdP, INE, AS Independent Research
António Seladas, CFA
Voltar