Macroeconomia

dezembro 19, 2025

Economia mantém-se saudável em novembro…

(tempo de leitura: 3 minutos)   

 

Os indicadores Coincidentes de novembro, Consumo Privado, +3% homólogo e Atividade Económica 2,3%; indicam que a economia mantém um ritmo saudável no último trimestre do ano. Concretamente o índice geral, 2,3%, acima das médias móveis, mostra aceleração de outros sectores.    

  

O Banco de Portugal (BdP) divulgou os Indicadores Coincidentes de novembro, salientamos o seguinte:  

1 - Indicador Coincidente de Atividade Económica: 2,3% homólogo vs. 12MMM (12 meses média móvel): 1,9% e 3MMM: 2,2%;

2 - Indicador Coincidente do Consumo Privado: 3,0% homólogo vs. 12MMM: 3,4% e 3MMM: 3,0%.

Separadamente, o BdP divulgou também o Indicador Diário de Atividade (indicador semanal suportado em diversas variáveis diárias, como tráfego rodoviário de veículos comerciais, consumo de eletricidade e gás…), o qual indica também um mês de novembro forte, +3,2% (média) homólogo e 1.6% no 4T25 (4º trimestre 2025 até ao momento).     

Comentário: Os Indicadores Coincidentes de novembro, mostram que a economia mantém um ritmo forte, o Consumo Privado, não indica sinais de desaceleração, enquanto o Indicador geral da Atividade Economia, 2,3%; o valor mais elevado desde 1T24; mostra uma aceleração de outros setores da economia. Por último, o Indicador Diário de Atividade Económica, +3,2% homologo em novembro, é consistente com os indicadores Coincidentes (de referir que o indicador “Diário de Atividade Económica” é mais volátil que os indicadores Coincidentes, ver gráficos em baixo).

 

 

Fonte: BdP, INE, AS Independent Research

 


Artigo de autoria:
António Seladas, CFA

Voltar