agosto 31, 2023
(tempo de leitura: 2 minutos)
O DEI, divulgado pelo BdP, manteve-se em terreno positivo, sendo que a média movel semanal melhorou para 1,6%, vs. +0,1% na semana anterior. O comportamento em agosto melhorou vs. julho, no entanto o valor no trimestre mantém-se negativo. Não sendo de prever uma desaceleração brusca, faz, no entanto, sentido admitir um desempenho medíocre nos próximos trimestres, em linha com o desempenho na Área Euro.
O Banco de Portugal (BdP) divulgou o indicador diário de atividade económica (DEI) (indicador publicado às quintas-feiras; “é construído com base em dados de alta frequência (tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes) e permite captar alterações na atividade económica de forma atempada”, para mais informação visite o site do BdP).
Salientamos o seguinte:
1 – O DEI, sendo observações diárias é volátil por natureza. No entanto, em agosto o desempenho melhorou +0.5% homólogo vs. julho: -1.6%; ainda que no acumulado do trimestre se mantenha negativo -0.7%. O valor médio na semana também melhorou +1,6% vs. +0,1% na semana anterior.
Comentário: o DEI definitivamente melhorou em agosto, depois de um julho particularmente fraco. No entanto, parece-nos evidente que a economia está finalmente a sentir a pressão de taxas de juro mais elevadas. Não sendo de prever uma desaceleração brusca, faz, no entanto, sentir admitir um desempenho medíocre nos próximos trimestres em linha com o desempenho na Área Euro.

Fonte: BoP, INE, AS Independent Research
António Seladas, CFA
Voltar