julho 24, 2025
(tempo de leitura: 3 minutos)
O Indicador Diário de Atividade Económica, no 2T25, foi revisto 10pb em alta para 1,1%, mas mantém-se volátil, relativamente fraco vs. valores médios de trimestres passados e pouco consistente com outros dados que indicam um trimestre mais vigoroso. Em resumo, mantém-se alguma ambiguidade neste indicador.
O Banco de Portugal (BdP) divulgou o indicador diário de atividade económica (DEI), indicador publicado às quintas-feiras; “é construído com base em dados de alta frequência (tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes e permite captar alterações na atividade económica de forma atempada”; para mais informação visite o site do BdP).
Salientamos o seguinte:
1 – O DEI, sendo observações diárias, é volátil por natureza e as observações são, frequentemente, revistas. A média móvel semanal é menos volátil (ver gráfico/ tabela em baixo);
2 – Abril média: +1,1% vs. +1,2% e +0,8%, há uma e duas semanas, respetivamente;
3 - Maio: +1,4% vs. +0,9% e +0,7% há uma e duas semanas;
4 - Junho: +0.7% vs. +0.8 e +0.9% há uma e duas semanas;
5 – 2º Trimestre média: +1,1% vs. +1.0% e 0,8%; há uma e duas semanas.
Comentário: o DEI, média diária, no 2º trimestre 2025 (2T25), foi revisto, ligeiramente em alta, +10pb para 1,1%; no entanto mantém-se volátil e abaixo de trimestres passados. Os dados indicam um PIB mais fraco no 2T25, mas pouco consistentes com outros dados, nomeadamente vendas no retalho relativamente fortes. Os dados preliminares do PIB no 2T25, deverão ser divulgados no próximo dia 30 de julho, sendo que algumas estimativas apontam para valores junto aos 1,9% homologo.
Fonte: BdP, INE, AS Independent Research
António Seladas
Voltar