Macroeconomia

março 01, 2024

Vendas no retalho em janeiro sofrem de efeito base, mas positivas

tempo de leitura: 3 minutos

As vendas no retalho em janeiro em volume arrefeceram ligeiramente, +1,3% homólogo, essencialmente, devido ao efeito base e particularmente no não-alimentar +0,9% homólogo (jan./23: +6,3%), enquanto o Alimentar beneficiou: +1,8% (jan./23: -1,4%). Ainda assim, crescimento, indicando resiliência na economia, enquanto a inflação no alimentar, parece estar a consolidar em torno dos 3% ou abaixo, apesar do fim do IVA zero.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os valores de janeiro relativos às vendas no retalho.

Os dados foram os seguintes:    

  • 1 – Índice do volume de negócios no comércio a Retalho a preços constantes (sem as vendas de combustível e ajustamentos sazonais), ou seja, sem o impacto dos preços, em janeiro subiu 1,3% homólogo, vs. Média Móvel de 12 meses (12MMM) +0,8% e 3MMM +1,4%;
  • 2 – “Produtos não-Alimentares” a preços constantes (sem vendas de combustível) 0,9% homólogo vs. 12MMM: +0,8% e 3MMM: +0,9% (venda de automóveis em janeiro: +7,5%);
  • 3 – “Produtos Alimentares” a preços constantes: +1,8% homólogo vs. 12MMM: +0,9% e 3MMM: +2,0%;
  • 4 – “Produtos Alimentares” a preços correntes (dados nominais, incluindo o efeito preço) +3,6% homólogo vs. 12MMM +9,0% e 3MMM: 5,4%;
  • 5 – “Têxteis, Vestuário e Calçado” (dados nominais, incluindo o efeito preço) +0,9% homólogo vs. 12MMM: 6,3% e 3MMM: 2,8%;
  • 6 – “Artigos para o Lar” -1,1% homólogo (dados nominais) vs. 12MMM: +0,5% e 3MMM: +0,3%;   
  • 7 – “Vendas por Correspondência, Internet e Outros Meios” (dados nominais) -4,8% homólogo vs. 12MMM 10,0% e 3MMM -0,2%.      

Comentário: Vendas no retalho em janeiro em volume, +1,3%, ligeiramente abaixo dos 3MMM, sofreram com o efeito base, nomeadamente, não-Alimentar 0,9% vs. jan./23: +6,3%, ainda assim positivo. Entretanto, vendas volume no Alimentar +1,8% mantêm-se junto aos 3MMM, apesar do fim do IVA zero. Por último, as vendas nominais no Alimentar +3,6% homólogo, confirmam a redução da inflação nesta categoria para valores junto aos 3%. Entretanto, os valores nominais de vendas, nas categorias: Têxteis, Artigos para o Lar e entregas online, foram, de uma forma geral fracos, ainda que o efeito base explica parcialmente o desempenho, em janeiro d e2023, registaram crescimentos de dois dígitos.           

Fonte: INE, AS Independent Research


Artigo de autoria:
António Seladas, CFA

Voltar