IMGA DOA 23.750 EUROS A QUATRO INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS DE SOLIDARIEDADE

15 dezembro 2020

A IM Gestão de Ativos (IMGA) reuniu um total de 23.750 euros no âmbito do “Dia Solidário”, realizado no passado dia 3 de dezembro, que serão entregues à Ajuda de Berço (6.000 euros), à Associação Crescerbem (6.000 euros), à Associação Vida Norte (6.000 euros) e à Associação aTTitude (5.750 euros).

A IMGA é uma das dez empresas que integram o Grupo CIMD, o qual, pelo 16º ano consecutivo, realizou esta iniciativa que pretende reforçar o espírito de solidariedade, promovendo junto dos seus clientes e parceiros uma participação ativa com a causa solidária, através da doação integral das receitas da atividade gerada pelo Grupo nesse dia, às Organizações Não-Governamentais (ONG’s), portuguesas e espanholas, que cumpram os princípios de transparência e boas práticas.

Este ano, numa ação conjunta com os seus clientes, parceiros e colaboradores, o donativo do Grupo CIMD totalizou 201.485 euros, tendo já ultrapassado o patamar de 4 milhões de euros doados nestes 16 anos de atividade solidária.

A restante verba foi distribuída a ONG’s espanholas (para informação mais detalhada, poderá consultar a página web do Grupo, Grupo CIMD)

Informação adicional:

A Ajuda de Berço existe desde 1998, um projeto para dar colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas. Com dois centros de acolhimento – em Alcântara (bebés dos 0-2 anos) e Monsanto (crianças dos 2-9 anos), está agora a construir a Casa Nova, em Benfica, onde pretende alargar o projeto à prestação de cuidados especiais, permitindo que crianças que não têm contexto familiar nem perspetivas de adoção possam passar o tempo de vida que têm com afeto, dignidade e cuidados médicos adequados à sua condição.

A Associação aTTitude IPSS foi criada formalmente em setembro de 2014 com a missão de “Capacitar, Formar & Informar”. O seu propósito é contribuir para que as Crianças com necessidades de saúde complexas e as suas Famílias tenham acesso aos melhores cuidados de saúde possíveis, onde e quando for necessário. Em Portugal estima-se que existam mais de 8.000 crianças/jovens com necessidades paliativas. Durante o ano de 2020, a aTTitude não ficou indiferente à pandemia e lançou um vídeo de tutorial “A Covid 19 em Cuidados Paliativos Pediátricos: Recomendações para os Cuidadores.

A Associação Crescerbem é uma I.P.S.S., que opera a partir do Hospital Dona Estefânia desde 2011, com a missão de “Capacitar a família de uma forma personalizada, para que adquira autonomia e independência, permitindo à criança crescer com dignidade”. A Crescerbem é um elemento fundamental no acompanhamento da família, em contexto de domicílio, no internamento ou em ambulatório. As famílias sentem-se desprotegidas e a Associação não só as protege como as orienta durante a sua intervenção, capacitando-as em contexto de vida real e ajudando-as a superar as dificuldades em várias vertentes: saúde, higiene, alimentação, farmácia, emprego e escolaridade. Em 2020 (dados até novembro), a Crescerbem apoiou em: i) Ambulatório: 360 Famílias; ii) Domicílio: 46 Famílias, que corresponde a 157 pessoas; iii) Internamento: 283 Famílias (1862 pequenos-almoços); iv) Lavandaria: 202 utilizações e v) Projeto educativo: 33 crianças, com atribuição de 18 portáteis.

A Associação Vida Norte é uma IPSS que atua no Porto e em Braga tendo como principal missão apoiar grávidas e bebés em situação de fragilidade, garantindo um acompanhamento de proximidade, até os bebés completarem 18 meses de vida, com vista à capacitação da família e à construção de um projeto de vida autónomo, responsável e feliz. Em 2020 receberam 180 pedidos de ajuda de mulheres grávidas - estando neste momento com um acompanhamento individual de proximidade a 108 famílias – e viram nascer 61 bebés. Dadas as circunstâncias especialmente difíceis deste ano, para além das famílias acompanhadas, apoiaram mais 136 em bens e orientações para outras respostas, tendo em conta as suas situações.