CHEGOU À REFORMA, E AGORA?

Com a reforma, chegou o momento de dar mais atenção ao seu bem-estar e desfrutar tranquilamente do dinheiro que, durante a sua vida ativa, conseguiu poupar e fazer crescer através das soluções de investimento e reforma da IMGA.

Uma das primeiras coisas que deverá fazer é analisar o montante que deverá necessitar nesta nova fase. Faça uma lista de todas as suas despesas, as essenciais (gastos com habitação, água, luz, gás, alimentação, saúde) e as lúdicas (cinema, viagens, restaurantes, presentes, etc.).

Depois, em função da poupança constituída e dos projetos definidos, faça a gestão do recebimento do seu complemento de reforma. Pode não ser necessária a desmobilização imediata da totalidade do plano constituído. Tem sempre a opção de diferir o reembolso da poupança para mais tarde, sobretudo num contexto em que a esperança média de vida tende a aumentar.

Caso opte por obter o reembolso dos PPR, lembre-se de que é possível fazê-lo a partir dos 60 anos de idade com mais de cinco anos após cada subscrição e, dos Fundos Abertos, a partir da data da reforma por velhice e que irá usufruir de tributações vantajosas em IRS sobre os rendimentos gerados.

Saiba mais sobre Fiscalidade PPR